BREAKING

13 abril 2010

pH e química capilar



pH – é a medição do potencial de hidrogênio ou a concentração de íons H+ (ácido) ou H- (alcalino) na água, ou ainda o índice de medição de acidez,
neutralidade ou alcalinidade da água. Os valores de pH encontram-se distribuídos entre 0 e 14. Entre 0 e 7 encontra-se na faixa ácida, o ponto 7 indica neu-tralidade, e entre 7 e 14, alcalinidade.


Ph de alguns alimentos

Carne _________5,5 – 6,2
Frango _________6,2 – 6,4
Peixe __________6,6 – 6,8
Leite __________6,3 – 6,5
Clara de ovo _____9,0 -10,0
Tomate ________4,2 – 4,3
Maçã __________2,9 – 3,3
Banana ________4 ,5 – 4,7
Milho _________7,3
Alface _________6,0
Suco de limão______2,0
Água do mar _____8,0
Leite de magnésia _10,0
Água pura _______7,0

Em todo lugar o pH em evidência
 
Nas lavanderias, as instruções de limpeza devem ser obrigatoriamente observadas para evitar proble-mas nas peças. Detergentes neutros são aqueles que possuem pH 7. Já detergentes com pH de 8 a 13 são considerados alcalinos. Os produtos alcalinos são eficazes na remoção de diversas sujidades, porém podem interferir na cadeia cromófora dos corantes (responsável pela cor) e podem causar manchas em artigos tintos. Muitos acreditam que sabões ou detergentes de coco em pó sejam neutros, mas na verdade possuem pH alcalino.
Como vimos, o ph é importante em todas as substancias, sendo assim, todas as substancias estão classificadas dentro de uma escala de 0 – 14 sendo ácido na escala abaixo de 7 e alcalino acima de 7 e neutro as substancias classificadas em 7.
 
Escala de pH.


























 




pH e os Cabelos

A influência do pH está tanto nos cabelos como nos produtos utilizados no tratamento dos cabelos, chama-se de produtos ácidos aqueles que tem maior quantidade de ions de hidrogênio, e alcalino aqueles que tem menor quantidade. Os produtos neutros têm a mesma quantidade de íons de hidrogênio tanto antes de 7 como depois de 7 na escala.
O pH do cabelo está entre 4.5 a 5.5, quando utilizamos química nele, precisamos neutralizar a ação do produto, por que tais são de pH alcalino, em especial os agentes de transformação e os redutores.
A neutralização é feita com produtos ácidos que tende a elevar o potencial hidrogenado neutralizando a ação alcalina que em virtude da química poderá estar até 14 dependendo da química usada.




Agentes de transformação e Agentes redutores

Entre os agentes de transformação mais usados estão os Hidróxidos de Sódio, de Lítio, de Potássio e de Guanidina, esta família, chamada também de família dos hidróxidos, são compatíveis entre si, quer dizer alguém que usa qualquer um deles, poderá trocar um pelo outro, desde que faça o teste de mechas e o cabelo resista.


Como funciona os hidróxidos no cabelo?


Pois bem, uma vez depositado no cabelo, ele penetra no córtex que é exatamente onde ocorre a transformação das ligações dos cabelos. As ligações dissufídicas da cistina são transformadas em ligações de lantionina. Como se dá isso? As ligações dissufídicas que são as ligações em s, é formada de carbono e enxofre, durante o alizamento com hidróxido, o átomo de enxofre é eliminado, dando origem a formação de lantionina, ou seja , os cabelos ganham uma nova forma que não vota mais. O pH do cabelo poderá chagar a 13, dependendo da marca do produto, por isso é necessário neutralizá-lo com um produto ácido pra que possa equilibrar o pH, também se faz necessário a reconstrução dos fios. Um incomodo deste produto é o risco de ardência no couro cabeludo, pensando nisso, é importante que a cabeça tenha sido lavada no mínimo 3 dias antes de realizar o procedimento químico.


 O que dizer da família do TIOL?


Ao passo que os hidróxidos eliminam um átomo de enxofre o tioglicolato de amônia desorganiza as cadeias, é como se trocasse os degraus de uma escada de lugar, o resultado dessa desorganização é uma nova forma aos cabelos, forma que será dado de acordo com o desejo da pessoa, é uma forma permanente.
De qualquer forma, tanto os agentes transformadores como os redutores, há uma mudança nas ligações de dissulfeto, seja na eliminação do átomo de enxofre ou na desorganização das cadeias de molécula contida nos fios, dando uma nova forma fixa a eles.
O tioglicolato de amônia causa o amolecimento da fibra capilar, o resultado liso ou enrolado muito dependerá do trabalho realizado pelo profissional. Ao contrario dos hidróxidos que elimina o átomo de enxofre, ela desalinha.

Químicas e seus compatíveis



Família dos hidróxidos:


•Hidróxido de sódio
•Hidróxido de cálcio
•Hidróxido de guanidina_____________ Estes são compatíveis entre si
•Hidróxido lítio
• Hidróxido de magnésio

Família do Tiol
• Tioglicolato
• Amônia
• Líquidos de permanentes ___________Estes não compatíveis entre si
• Etanolamina
O alisamento pode ser realizado tanto com agentes de transformação, (como os hidróxidos) quanto agentes redutores (Tioglicolato).
Deve estar bem atento por que são famílias que não se misturam, são incompatíveis entre si.




De ""

Olá Leitores. Agradecemos a visita, ficamos realmente lisongeados com sua presença. Saiba que estamos trabalhando para melhorar nossas matérias e fazer nossa página mais atrativa. Também estamos trabalhando para ter colunistas capacitados que escreverão matérias relacionado a beleza, saúde, dietas e muito mais. Neste blog apenas entrará matérias de outros sites com a permissão do autor. Caso queira dar sugestões estamos abertos.
 
Copyright © 2013 Conceitus de Beleza
Design by FBTemplates | BTT